Saúde
Um momento para a paz interior
Grupo virtual Meu Projeto Meditar tem práticas de meditação diárias de 15 minutos
Jô Folha -
Acordar e desde cedo se sentir em paz e bem consigo mesmo. Assim tem sido a rotina das pessoas que aderiram ao grupo Meu Projeto Meditar, idealizado pela instrutora Gabriela Frantz. Nele, os membros têm, de forma virtual e gratuita, via Facebook, uma prática guiada e diária de meditação.
Gabriela iniciou o grupo em setembro do ano passado como um método de fazer com que mais pessoas tenham contato com os benefícios da meditação - ela cita como principais o controle da ansiedade, do estresse, do sono e o combate à depressão. “A prática virtual não é exatamente novidade, existem alguns aplicativos no celular que auxiliam. Mas o Facebook todo mundo tem acesso”, explica.
Todos os dias às 6h30min, e aos sábados e domingos às 8h, ela inicia transmissões que duram em média 15 minutos. No início, Gabriela introduz o trabalho e a importância da atividade, para, na sequência, começar a guiar os membros do grupo que visualizam ao vivo os ensinamentos. Os vídeos ficam disponíveis na página àqueles que desejarem praticar em qualquer hora do dia e são diariamente assistidos por cerca de 500 pessoas.
Gabriela, que também leciona yogaterapia, recentemente abriu espaço para meditação presencial no Moinhos Office, na avenida Dom Joaquim. “Pessoalmente a pessoa tem mais contato com o instrutor, pode perguntar se tiver alguma dificuldade, mas virtualmente ela pode fazer a qualquer hora do dia e em qualquer lugar”, pondera, indicando a meditação on-line para quem queira iniciar na prática.
Outra pessoa
O analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho, Floravante Moraes, começou no ano passado a praticar a meditação. Antes, conta, os dias eram baseados em irritação em todos os meios. No trabalho, a atenção que deveria ser concentrada em se debruçar sobre alvarás era despendida em provocar discussões. No trânsito, buscava a todo momento gratuitas brigas.
No Carnaval daquele ano, porém, Moraes decidiu por tomar uma atitude. Já com algum conhecimento oriundo de leituras sobre o assunto, inscreveu-se em minicurso de meditação guiada realizado na Casa do Rio durante dois dias. Viu resultado, gostou e quis continuar. Hoje, além dos encontros presenciais, ele também faz parte do grupo criado por Gabriela para meditação on-line e reserva sempre alguns minutos por dia para praticar dentro do escritório mesmo.
O resultado, além de perceptível na voz e no rosto de Moraes, é sentido também no ambiente de trabalho. “Respiro duas, três vezes antes de brigar. Me concentro muito mais fácil nas minhas atividades, com bem menos procrastinação. Esvazio completamente minha cabeça”, diz, dando a dica de que é necessário paciência, pois não é logo de primeira que a intimidade com a meditação acontecerá.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário